SAIMOPlus: Estratégia de Projeto

Volta a página principal

O projeto SAIMOPlus tem como objetivo a construção de um sistema de aquisição e análise automática de imagens microscópicas de exame Papanicolau, para tanto são propostas três fases de projeto: (1) Projeto da Ferramenta para coleta e análise de dados e imagens, (2) Desenvolvimento do Produto de análise interativa (interative screening), (3) Produto de Análise pós-exame: SAIMOPlus(análise automática de laudos negativos, detecção de falsos negativos).

1. Construção de uma ferramenta que possibilite o estudo do exame como procedimento e análise das imagens com suas características e o significado das mesmas. Assim como produzir estatísticas de ocorrências. Esta ferramenta é denominada SAIMO Research Studio.

2. Transformação da ferramenta em produto o SAIMO Interative Screening. O SAIMO Interative Screening utiliza alguns recursos da ferramenta SAIMO Research Studio para contabilizar as ocorrências e relacioná-las as suas localizações na lâmina em áreas de interesse e respectivas imagens que venham ser capturadas. A interação com o citotécnico se dá através de uma interface onde o mesmo pode descrever a cena observada na coordenada fornecida pelo sistema proposto e ainda capturar a imagem que represente o objeto de interesse na cena. Ao final do exame é gerado um laudo de escrutíneo que deverá através da sua análise pelo citopatologista dar origem ao laudo final.

3. Integração dos sistemas: ópticos (microscópio), mesa motorizada (varredura automática), algoritmos de detecção de área de interesse, reconhecimento de padrões (células), geração de laudos para a formação do sistema de análise pós-exame SAIMOPlus é o produto final deste projeto. Trata-se do exame automático das lâminas com laudo negativo.